Atualmente, a educação escolar de pessoas com
surdez nos coloca uma nova concepção em foco o embate entre oralistas e
gestualistas o que prejudica o desenvolvimento integral da pessoa com surdez no
âmbito escolar, visto que o foco institucional deve ser a qualidade e
eficiência nas práticas pedagógicas e não necessariamente centrado em uma
linguagem específica (Libras ou Língua Portuguesa). É imprescindível trabalhar
os aspectos os identitários dos surdos: cultura
surda, identidade surda, línguas surdas e sujeito surdo, no entanto, não
limitar o trabalho pedagógico com o aluno surdo somente ao mundo surdo, pois
essa pessoa precisa se deslocar em diferentes mundos, como uma pessoa detentora
de conhecimentos em diferentes aspectos, em diferentes contextos sociais e na
sua vida.
Assim,
na pessoa com surdez, os processos perceptivos, linguísticos e cognitivos devem
ser potencializados, para que assim essa pessoa consiga estabelecer interação e
comunicação não somente na linguagem Brasileira de Sinais - Libras, mas em
todas as linguagens utilizadas em seu contexto sócio-cultural, tanto no âmbito
escrito quanto na leitura.
Para tanto, a obrigatoriedade da educação bilíngue para os educandos surdos está prevista nos dispositivos legais do Decreto 5.626 de 5 de dezembro de 2005, que garante a formação da pessoa com surdez na Língua Brasileira de Sinais e na Língua Portuguesa, preferencialmente na sua modalidade escrita, e as estratégias com essas duas línguas deve ocorrer de forma simultânea no ambiente escolar.
Para tanto, a obrigatoriedade da educação bilíngue para os educandos surdos está prevista nos dispositivos legais do Decreto 5.626 de 5 de dezembro de 2005, que garante a formação da pessoa com surdez na Língua Brasileira de Sinais e na Língua Portuguesa, preferencialmente na sua modalidade escrita, e as estratégias com essas duas línguas deve ocorrer de forma simultânea no ambiente escolar.
No
que se refere ao Atendimento Educacional Especializado – AEE, este tem um papel
fundamental na educação bilíngue pois organiza o trabalho complementar visando
a autonomia e a independência social, afetiva, cognitiva e linguística da
pessoa com surdez no contexto escolar e social. Para tanto, as estratégias
desenvolvidas em sala de aula e no AEE devem possibilitar o estímulo e o
desenvolvimento de uma abordagem bilíngue para a educação linguística da pessoa
com surdez, através de mediações adequadas em que esse conhecimento seja para
as relações sociais estabelecidas dentro e fora do ambiente escolar.
Partindo
desses pressupostos é importante pensar no currículo na educação bilíngue que
não deve ser estanque, fragmentado, linear, hierarquizado, em que exista uma
relação entre teoria e prática, possibilitando ao educando com surdez a
construção de seu conhecimento a partir de mediações adequadas.
Nessa
perspectiva, importa destacar a Pedagogia Contextual Relacional que se
caracteriza na formação do ser humano, em diferentes contextos que devem ser
significativos, levando-se em conta todas as vivências da pessoa com surdez, ou
seja, partindo da sua realidade para a construção de conhecimentos científicos,
numa abordagem bilíngue.
Para
a elaboração das estratégias e recursos adequados, é importantíssimo o
diagnóstico inicial do aluno com surdez para que a partir desse diagnóstico o
professor do AEE, o que possibilita a percepção do percurso do processo ensino
e aprendizagem do aluno com surdez. O AEE para a pessoa com surdez é realizado
em três momentos didático-pedagógicos: Atendimento Educacional Especializado em
Libras; Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua
Portuguesa escrita; e o atendimento educacional especializado para o ensino de
Libras. Neste plano são trabalhadas as duas línguas (Libras e Língua Portuguesa
escrita) interligadas, possibilitando assim uma aprendizagem efetiva para a
pessoa com surdez.
Referências:
DAMÁZIO, M. F. M.; ALVES, C. B. Atendimento Educacional Especializado do aluno com surdez. Capítulo 2. São Paulo: Moderna, 2010.
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