Nos últimos anos o acesso ao meio
educacional foi intensificado e a Educação a distância foi propulsora nesse desenvolvimento
educacional. No entanto, o importante não é somente o acesso ao âmbito
educacional, mas a participação e a aprendizagem significativa dos
participantes.
Assim,
a Educação a Distância viabiliza a formação continuada em serviço, pois os professores
devem ser profissionais capazes de conhecer os alunos, adequar o ensino à
aprendizagem, elaborando atividades que possibilitem a ação reflexiva do aluno
e para isso a Educação a Distância é de fundamental importância nesse
desenvolvimento educacional.
No
entanto, apesar dos contributos dessa modalidade educacional, é necessário
considerar alguns aspectos ao analisar o percentual de professores que ainda
não participaram desse tipo de formação no exercício de suas práticas docentes,
tais como: a falta de disponibilidade de tempo, pois muitos educadores
trabalham em mais de um órgão; a falta de recursos para chegar ao lugar do
curso; também existem alguns docentes que acreditam que não precisam se
atualizar; além do fato que em muitos estados as Secretarias de Educação ainda
não estão conseguindo disponibilizá-los a todos os profissionais que atuam no
âmbito educacional, mesmo na modalidade à distância.
Assim,
o grande desafio da Educação a distância está diretamente ligado à elaboração
de estratégias que motivem a participação constante dos cursistas, assim como a
aprendizagem dos mesmos. Para tanto, é necessário que o curso tenha diferentes
recursos que chamem a atenção dos participantes.Assim, é preciso que
se garantam jornadas com tempo para estudo, leitura e discussão entre
professores, dando condições para que possa ter acesso às informações mais
atualizadas na área de educação e de forma a que, os projetos educativos possam
ser elaborados e reelaborados pela equipe escolar através de cursos a distância
que despertem o interesse dos mesmos.
Realmente Solange é preciso ter tempo para estudos e leitura para que os cursistas tenham seu interesse sempre desperto a partir de provocações pedagógicas adequadas.
ResponderExcluir